Falemos de casos concretos:
O hotel Oderbenger em Berlim usa um “chatbot” integrado no website do hotel para responder a perguntas dos hóspedes.
Aquele “bot” recebe cerca de 4 mil perguntas mês e consegue responder automaticamente a 97% das mesmas. Compreendemos assim o tempo que esta tecnologia poupa às equipas do hotel Oderbenger.
Nesta propriedade as equipas podem focar-se ainda mais na conexão com os seus hóspedes ao mesmo tempo que esclarecem qualquer pergunta que necessite de ajuda humana.
Os hóspedes esperam cada vez mais dos hóteis, e o impacto que tecnologias como inteligência artificial podem ter no dia da dia da operação, está apenas a começar.
Havendo uma facilidade de respostas aos hóspedes, estes poderão pedir mais e mais personalizado diferentes serviços às equipas humanas.
Acredita-se que com uma inteligência artificial a servir como “assistente pessoal” para cada cliente, os mesmos terão mais facilidade em especificar como esperam ser surpreendidos, seja pela especificação da almofada no quarto ou mesmo com a escolha de uma atividade para fazer enquanto estão alojados.
Para as equipas de recepção, o tempo que ganham poderá permitir uma comunicação menos “formatada” com os seus hóspedes. A ligação humana será sem dúvida o fator distintivo depois de todas as questões burocráticas estarem respondidas